top of page

A imaginação é tema central de novo episódio de‘A Persistência da Memória'

A relação entre o poder criativo da mente e as nossas lembranças estão entre as discussões de “Memória e Imaginação”, episódio inédito da série “A Persistência da Memória”, que vem sendo exibida com exclusividade pelo Curta! e disponibilizada no CurtaOn.


Imagem exibida na série ‘A Persistência da Memória’ (Crédito: Divulgação/Curta!)
Imagem exibida na série ‘A Persistência da Memória’ (Crédito: Divulgação/Curta!)

Os entrevistados começam falando de “lembranças imaginadas”, ou “falsas memórias”, lembranças vívidas do que não aconteceu, ou do que aconteceu como outra pessoa, que acabam arquivadas como memória própria. Este é um dos aspectos em que memória e imaginação se confundem. 

A diretora da série, Paola Vieira, que também atua como co-roteirista e narradora, explica: “Lembrar o que existiu é um processo muito semelhante ao de imaginar o que não existiu ou o que não presenciamos. A memória arquiva junto, na mesma gaveta. Assim, as coisas imaginadas acabam se misturando às coisas vividas, porque na lembrança tudo tem uma textura parecida”. 

O episódio na série faz a passagem entre memória individual e coletiva e da via de mão dupla entre ambas, muitas vezes indistinguíveis. E trata ainda das formas construção do imaginário coletivo — compartilhado entre familiares, conterrâneos e demais grupos. “A memória compartilhada coletivamente em cantos, em danças, em narrativas, oralidade é o que sustentou pequenas sociedades espalhadas pelo mundo afora, que nunca tiveram museus”, analisa o filósofo indígena Ailton Krenak, que completa com um oportuno gracejo: “Nós e os museus vamos todos virar pó. Já dizia a minha avó”. 

A série conta com 13 episódios. Além de “Memória e Imaginação”, os outros capítulos discutem os seguintes temas: “As Primeiras Memórias”; “O Funcionamento da Memória”; “Memórias e Traumas”; “Memória e Oralidade”; “Memória dos Saberes e Fazeres”; “Memórias das Artes Visuais”; “Memória e História”; “Memórias Oficiais”; “Memórias Audiovisuais”; “Memórias Digitais”; “Os Apagamentos de Memória” e “O Labirinto da Memória”. 

“A Persistência da Memória” é uma produção da Luni Áudio e Vídeo, a partir de um argumento de Bráulio Tavares, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também pode ser assistida no CurtaOn – Clube de Documentários, streaming disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma. A estreia do episódio no Curta! é no dia temático Quintas do Pensamento, 15 de fevereiro, às 23h30 

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page