top of page

Em conquista inédita para o Brasil, “Ainda Estou Aqui” vence o prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano

Foto do escritor: Lagoa NerdLagoa Nerd

Eleito Melhor Filme de 2024 pela Abraccine, filme segue em cartaz no Brasil em 1000 salas e já foi assistido por mais de 4,38 milhões de espectadores


Crédito: Alile Dara Onawale
Crédito: Alile Dara Onawale

“Ainda Estou Aqui” é o primeiro filme brasileiro a receber um prêmio Goya. O longa dirigido por Walter Salles foi escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha como o Melhor Filme Ibero-Americano. O anúncio foi hoje, sábado, durante a cerimônia de premiação, que ocorreu em Granada, na Espanha. O cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler — parceiro de longa data de Salles no cinema e vencedor do Oscar de Melhor Canção Original (Al otro Lado del Rio) por seu trabalho em “Diários de Motocicleta” — recebeu o prêmio em nome do cineasta que está na Califórnia, e participa amanhã de um debate com os indicados ao Oscar em Santa Barbara. Walter enviou uma carta de agradecimento que foi lida por Drexler na premiação.


“Estou profundamente agradecido à Academia e a todos os acadêmicos por esta grande honra. Este prêmio é muito especial para nós, e não apenas por ser a primeira vez que um filme brasileiro é indicado. É uma grande honra pelo respeito e admiração que tenho pela cultura ibero-americana como um todo, assim como pela cinematografia espanhola, desde Buñuel, e por muitos cineastas que influenciaram minha formação.
O fato de Jorge nos representar neste momento reforça ainda mais minha emoção. Continuamos na mesma margem do rio.
“Ainda Estou Aqui” é um filme sobre a memória de uma família durante a longa noite da ditadura militar no Brasil, que se entrelaça com a memória do meu país. Gostaria de dedicar este prêmio ao cinema brasileiro como um todo, a Eunice Paiva, Marcelo Rubens Paiva e toda a sua família, a Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.
E, como estamos falando de memória, gostaria de agradecer aos grandes cineastas que nos deram o presente de nos apaixonarmos pela extraordinária atriz que foi Marisa Paredes. Entre eles, os mestres Pedro Almodóvar, Fernando Trueba e Arturo Ripstein. Obrigado a todos e muito obrigado, Granada!!!
Kit Com 2 Lança Confetes De Papel Metalizado Ou Coloridos (Picado Dourado)
Kit Com 2 Lança Confetes De Papel Metalizado Ou Coloridos (Picado Dourado)

Apesar de ser a primeira vitória de uma produção brasileira na premiação, esta é a segunda vez que um filme de Salles é contemplado pela Academia espanhola. Em 2005, “Diários de Motocicleta” venceu na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.

A agenda internacional de “Ainda Estou Aqui” segue com a homenagem a Fernanda Torres no Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara (SBIFF), neste domingo, 9. A atriz faz parte do seleto grupo de talentos que, por suas atuações em 2024 receberão o prêmio Virtuosos Award. A cerimônia contará também com a presença de Walter Salles.

Confira aqui a lista completa de premiações de “Ainda Estou Aqui”, incluindo a recente conquista como Melhor Longa-metragem Brasileiro de 2024 segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Vuvuzelas buzina de futebol dobrável buzina trompete criador de ruído som alto buzina portátil
Vuvuzelas buzina de futebol dobrável buzina trompete criador de ruído som alto buzina portátil

No dia 16 de fevereiro, o filme concorre ao BAFTA (maior premiação do cinema britânico, concedida pela Academia Britânica de Cinema e Televisão) de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, e, no dia 2 de março representa o Brasil nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional do Oscar. E a lista de indicações continua:

  • 09/02 - ICS Award: Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Roteiro Adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega)

  • 10/02 - Gold Derby Film Awards: Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Roteiro Adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega) e Melhor Filme Internacional

  • 13/02 - Dorian Awards: Melhor Filme em Língua Não Inglesa do Ano

  • 17/02 - Latino Entertainment Film Awards: Melhor Filme; Melhor Diretor (Walter Salles); Melhor Atriz (Fernanda Torres); Melhor Roteiro Adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega); Melhor Filme em Língua Não Inglesa; Melhor Fotografia (Adrian Teijido); e Melhor Montagem (Affonso Gonçalves).

  • 23/02 - OFTA Film Award: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Torres)

    Ainda estou aqui - O livro que deu origem ao filme
    COMPRE Ainda estou aqui - O livro que deu origem ao filme

Bilheterias brasileiras

Em sua 14ª semana em cartaz, ocupando mil salas, “Ainda Estou Aqui” segue forte nas bilheterias brasileiras, e voltou a liderar o ranking do fim de semana. Após as indicações ao Oscar, o filme ganhou novo impulso e agora totaliza 4,38 milhões de espectadores. Com esse desempenho, a produção se consolida como o maior filme brasileiro lançado nos cinemas após a pandemia.

Repercussão do público pelo mundo

Em Portugal, lidera há três semanas as bilheterias e, na França, já se aproxima dos 200 mil espectadores. Nos Estados Unidos expandiu o circuito para 500 salas e a nova fase de lançamento internacional do filme já chegou à América Latina com estreias no México, Chile, Venezuela e Bolívia. No dia 13, é a vez da abertura na Colômbia, e, no dia 20 de fevereiro, quem recebe a estreia é Argentina, Peru, Uruguai, República Dominicana e Equador. Para além da América Latina, o filme também chega em fevereiro na Inglaterra e Espanha (21 de fevereiro), e na Austrália (27 de fevereiro).

Mundialmente, espectadores e crítica seguem abraçando o filme, que recebeu o selo “Must See” no Metacritic. Além dele, apenas outros três títulos indicados a Melhor Filme no Oscar receberam essa marca. Entre os concorrentes a principal estatueta da premiação, “Ainda Estou Aqui” se destaca com os maiores índices no Rotten Tomatoes, onde conta com aprovação de 96% da crítica especializada, e 97%, do público, e no Letterboxd, com 4,4 estrelas (de 5).

Festivais e prêmios 

Selecionado para mais de 50 festivais nacionais e internacionais,  "Ainda Estou Aqui” já recebeu 27 prêmios nacionais e internacionais, incluindo cinco prêmios de Melhor Filme segundo o Júri Popular: no Festival Internacional de Cinema de Miami; 48ª Mostra de S. Paulo; Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá; Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos; e Festival de Pessac, na França, onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem (confira aqui a lista completa de premiações). O filme já foi exibido em festivais de mais de 20 países e a lista inclui Itália, Canadá, França, Estados Unidos, China, Suíça, Inglaterra, Turquia, Áustria, Portugal, Espanha, Marrocos, Egito, Alemanha, Estônia, Eslovênia, Sérvia, Bulgária, Irlanda, Austrália e Holanda. 

Em sua trajetória em festivais internacionais, as novas paradas de “Ainda Estou Aqui” são no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, que acontece na Holanda entre 30 de janeiro e 9 de fevereiro, e no FICPunta (Festival Internacional de Cine de Punta del Este), onde será o filme de abertura do evento, que acontece de 15 a 21 de fevereiro na cidade uruguaia.

SINOPSE 

Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice - cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas - é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país. 

Comments


©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page