top of page

Com 14 milhões de views em apenas 6 meses, podcast Jararacas estreia formato inédito com plateia

Mudanças marcam o início da cobertura dos Playoffs da NBA, com mais interatividade e episódios ao vivo


Ricardo Bulgarelli e Rômulo Mendonça, apresentadores do Podcast Jararacas. | Créditos: divulgação
Ricardo Bulgarelli e Rômulo Mendonça, apresentadores do Podcast Jararacas. | Créditos: divulgação

A partir do dia 21 de abril, o podcast Jararacas inicia uma nova fase. Agora com episódios ao vivo, presença de plateia e maior interatividade com o público via chat e superchat, o programa aposta em um formato inédito no universo dos podcasts no Brasil — um verdadeiro marco ao trazer a experiência de gravação ao vivo diretamente para os fãs. E o timing não poderia ser mais estratégico: a estreia do novo modelo acontece justamente no início dos Playoffs da NBA, um dos períodos mais intensos e comentados da temporada esportiva. 

As mudanças são uma resposta direta ao pedido dos fãs desde a estreia. “Sempre recebíamos mensagens de pessoas querendo conhecer o estúdio, acompanhar as gravações de perto, viver essa experiência. Esse movimento nasceu do social listening, e conseguimos trazer algo inédito para o universo dos podcasts no Brasil — uma experiência ao vivo, com interação em tempo real, que conecta ainda mais o público ao programa”, revela Bruno Martins, Head of Creative & Original Content do Grupo Farol, a maior agência de casting do país, responsável pela produção do Jararacas.


Lançado em outubro de 2024, o Jararacas já soma mais de 14 milhões de visualizações nas redes sociais (TikTok, Instagram e YouTube) e, logo na sua semana de estreia, conquistou o primeiro lugar entre os podcasts esportivos mais ouvidos no Spotify Brasil. 

Apresentado por Rômulo Mendonça e Ricardo Bulgarelli, o Jararacas mergulha no universo do basquete. Com um bate-papo bem-humorado, recheado de bordões e muita informação, o podcast se diferencia pela linguagem descontraída, liberdade editorial e autenticidade dos apresentadores. 


Novo cenário do podcast Jararacas. | Créditos: Divulgação
Novo cenário do podcast Jararacas. | Créditos: Divulgação

Quem são os Jararacas?

Rômulo Mendonça é um dos narradores esportivos mais irreverentes do país. Com passagem marcante pela ESPN (2011–2022), hoje é um nome de destaque das transmissões esportivas no Amazon Prime Video, narrando jogos da NBA, Copa do Brasil e Brasileirão, além de ter feito parte da equipe olímpica da CazéTV em 2024. 

Ricardo Bulgarelli é jornalista esportivo com 30 anos de carreira. Passou por grandes emissoras como Band, SBT, Record e ESPN. Desde 2012, é comentarista especializado em basquete e hoje atua ao lado de Rômulo nas transmissões da NBA pelo Amazon Prime Video, além de também ter participado da cobertura dos Jogos Olímpicos de 2024 pela CazéTV. 

Com episódios completos disponíveis no YouTube, Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Amazon Music, o Jararacas tem cerca de 1 hora de duração e vai ao ar semanalmente às segundas-feiras, às 15h. Agora, com o novo formato presencial e interativo, a experiência fica ainda mais próxima do público — e promete gerar ainda mais repercussão, especialmente durante os Playoffs da NBA. 

Sobre o Grupo Farol

Fundado em 2021, o Grupo Farol é a principal agência de casting do Brasil, e que representa de forma exclusiva mais de 250 talentos. Seu portfólio de agenciados abrange os maiores artistas e celebridades do país, bem como influenciadores de diversos segmentos, como humor, gastronomia, viagens, lifestyle, moda, luxo, esporte, games, ciências, música e reviews, com nomes de destaque como Arthur Paek, Fausto Carvalho, Bruna Unzueta, Benjamin Back, Marco Túlio e Luciana Gimenez. 

Com sede em São Paulo (SP), o grupo possui o Farol Space; um ambiente moderno, irreverente e versátil, ideal para encontros e eventos. Lá ainda funciona como um estúdio completo para gravações de podcasts, publicidades, realities e outros tipos de produções audiovisuais, proporcionando todo o suporte necessário para projetos criativos e de alto impacto. 

O Grupo Farol tem como propósito otimizar a relação entre seus agenciados e anunciantes/agências de publicidade, eliminando a presença dos intermediários, bem como ser um fomentador de novos negócios para seus mais de 250 talentos do casting. 

Além de seu portfólio de talentos, o Grupo Farol produz diversos projetos proprietários, como os Podcasts Jararacas (com Rômulo Mendonça e Ricardo Bulgarelli), Bagaceira Chique (com Luciana Gimenez), Festa da Firma (Ceará) e Benja Me Mucho (com Benjamin Back), além de possuir uma metodologia proprietária para o desenvolvimento de carreira de seus agenciados, que oferece diversos serviços, como assessoria de imprensa, PR, Business Intelligence, Produção de Conteúdo, Preparação para Audiovisual, Novos Negócios, entre outros. Saiba mais: Link

©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page