top of page

Com patrocínio master da Shell, através da Lei de Incentivo à Cultura, Festival do Rio acontece de 3 a 13/10, em nova sede no Armazém da Utopia, no Cais do Porto

O Festival do Rio chega à sua 26ª edição cheio de novidades. Este ano, a sede do festival ocupará o Armazém da Utopia, no Cais do Porto do Rio de Janeiro, um espaço de cinco mil metros quadrados, que passou recentemente por grande reforma.


Festival do Rio
Festival do Rio

Com localização próxima a importantes referências culturais e turísticas, tais como o Museu do Amanhã, o AquaRio e o Museu de Arte do Rio, o Armazém da Utopia é atendido por estações do VLT. 

Durante 11 dias o espaço receberá centenas de profissionais do audiovisual brasileiro e internacional. São diretores, produtores e executivos de estúdios e plataformas, artistas, criadores, equipe de filmes selecionados, imprensa e influenciadores digitais numa interação rica que gera novos projetos e muitas ideias. Além de receber as pessoas do mercado, a nova sede oferecerá programação especial para o público em geral, mediante inscrição prévia on-line, sempre divulgada no site do festival e em suas redes sociais

Também na sede funcionarão os serviços de Credenciamento, o Centro de Imprensa, Eventos Sociais e o RioMarket– área de Mercado do Festival.

O RioMarket oferece palestras, seminários, exibições de conteúdos especiais e rodadas de negócios, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da indústria audiovisual. Também como atividade da área, o RioMarket Jovem desenvolve ações vocacionais para jovens com interesse no audiovisual, através de workshops com executivos e profissionais consagrados.

Circuito e programação

O Festival do Rio prepara – como sempre - uma programação ampla e diversa com a Première Brasil, mostra competitiva dedicada a filmes brasileiros que concorrem ao Troféu Redentor, além de seleção de grandes sucessos inéditos hors-concours.  E o melhor dos festivais internacionais no Panorama Mundial. Além de mostras temáticas. Clássicos restaurados e filmes de temática LGBTQIAPN+ exibidos nas mais diferentes mostras concorrem ao Prêmio Felix.

O circuito de exibição ocupará mais de 20 espaços na Cidade Maravilhosa, como as salas do circuito Estação NET, o Kinoplex São Luiz, além do icônico Cine Odeon na Cinelândia, que mais uma vez recebe as noites de galas.

O Cinema Circulação traz uma novidade que irá permitir maior capilaridade e acesso. Agora fazem parte da programação as salas recém-reformadas do Circuito da Prefeitura do Rio: Cine Carioca Penha, Cine Carioca Nova Brasília (Complexo do Alemão), e Ponto Cine Guadalupe.  As sessões têm preços promocionais, e têm foco curatorial nos públicos jovem e família, além de pré-estreias de filmes inéditos com parcerias locais.

No Programa Geração serão realizadas oficinas, palestras e mostra de filmes especiais para jovens e educadores. O Video Forum do Programa Geração recebe inscrições de filmes de até 12 minutos realizados por crianças e adolescentes, que são posteriormente exibidos em salas lotadas, seguidas de debates entre os autores. As inscrições estão abertas até o dia 23 de agosto.

 

O Festival do Rio segue com o compromisso de avançar nas metas de inclusão de pessoas com deficiência, com a ampliação de exibição de conteúdos acessíveis em todas as linguagens, em parte da programação. 

Fique de olho: em breve serão divulgados os filmes brasileiros selecionados para a Première Brasil, Panorama Mundial e a programação detalhada de cada Mostra, com os locais de exibição, horários e outros destaques. Sempre no site do festival e nas suas redes sociais.

O Festival do Rio conta pelo terceiro ano consecutivo com a apresentação e patrocínio master do Ministério da Cultura e da Shell Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. “A parceria com o Festival do Rio reflete uma das nossas maiores motivações para investirmos no setor cultural: o fato de acreditarmos na cultura como vetor de transformação da sociedade. O Festival desempenha um papel fundamental para o audiovisual brasileiro: aqui diferentes agentes do setor se encontram para discutir tendências e desenhar o futuro.  É um orgulho para Shell seguir contribuindo com este grande encontro", comenta Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Shell Brasil.

O Festival tem também o tradicional Apoio Especial da Prefeitura do Rio de Janeiro - por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. 

 

Sobre a Shell Brasil

Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

 

Sobre o Festival do Rio

Festival do Rio é o grande encontro audiovisual da América Latina. Desde sua criação, já foram exibidos mais de 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público, e de mão de obra, o Festival do Rio já capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do Festival, que é a maior vitrine da produção brasileira.

O Festival do Rio é uma realização da Cinema do Rio.

 

SERVIÇO

Armazém da Utopia Orla Conde – Armazém 6 – Cais do Porto

Siga o Festival do Rio nas Redes Sociais: Instagram / X-Twitter / Facebook / LinkedIn

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page