Veja o que assistir no quinto dia do evento
Nesta segunda, 7 de outubro, serão exibidos dois longas da Première Brasil, dentro da Competição de Longa-Metragem de Ficção: “O Silêncio das Ostras”, de Marcos Pimentel, estrelado por Barbara Colen (“Bacurau”); e “Baby”, do diretor Marcelo Caetano. Exibido em Cannes deste ano, o filme levou o prêmio de Melhor Ator (Ricardo Teodoro). Também estão no elenco João Pedro Mariano, Ana Flavia Cavalcanti e Bruna Linzmeyer. Os filmes serão exibidos no Estação NET Gávea às 19h15 e 21h45, respectivamente.
No Estação NET Botafogo, às 21h15, tem exibição de “Pedaço de Mim”, da diretora Anne-Sophie Bailly. O filme, que fez parte do Festival de Veneza 2024 dentro da Mostra Orizzonti, integra agora a Mostra Expectativa no Festival do Rio. A sessão conta com a presença de convidados.
Na seara de filmes políticos desta edição do Festival do Rio, serão exibidos no Estação NET Rio “Brizola - Anotações para uma História”, de Silvio Tendler, às 19h. E o documentário “Estado de Silêncio”, do mexicano Santiago Maza, às 20h30, que trata do assassinato de jornalistas no México.
Estrelado por Saiorse Ronan, “The Outrun” terá sessão às 19h no Cine Odeon - CCLR. Dirigido por Nora Fingscheidt, o longa foi exibido nos festivais de Sundance e de Berlim no início deste ano. Saiorse aparece nas principais listas de apostas para o Oscar 2025 por sua interpretação de Rona, uma mulher em recuperação do vício em álcool.
Confira os destaques da programação desta segunda:
Cine Odeon - CCLSR
Praça Floriano, 7 - Cinelândia
Mostra Première Brasil: Competição Longa-Metragem Documentário + Curta-Metragem
13:30 - Quando Vira a Esquina, de Chris Alcazar + A Arte de Morrer ou Marta Díptero Braquícero, de Rodolpho Barros - Sessão dos filmes seguida de debate
Mostra Première Brasil: Competição Longa-Metragem Ficção
16:30 - Betânia, de Marcelo Bota- Sessão do filme seguida de debate
Mostra: Panorama Mundial
19:30 - The Outrun, de Nora Fingscheidt
Estação NET Botafogo
Rua Voluntários da Pátria, 88 - Botafogo
Mostra: Expectativa
21:15 - Pedaço de Mim, de Anne-Sophie Bailly - Sessão com convidados
Estação NET Rio
Rua Voluntários da Pátria, 35 - Botafogo
Mostra: Première Brasil: Competição Novos Rumos Longa-Metragem + Curta-Metragem
16:15 - Incondicional - O Mito da Maternidade, de Patricia Fróes + Fenda, de Lis Paim - Sessão dos filmes seguidas de debate
Mostra: Première Brasil: Retratos Longa-Metragem
19:00 - Brizola - Anotações para uma História, de Silvio Tendler
Mostra: Première Latina
20:30 - Estado de Silêncio, de Santiago Maza - Sessão com convidados
Estação NET Gávea
Shopping da Gávea - Rua Marquês de São Vicente, 52, lj 403 - Gávea
Mostra: Première Brasil: Clássicos Restaurados
17:00 - Um É Pouco, Dois É bom, de Odilon Lopes - Sessão com convidados
Mostra: Première Brasil: Competição Novos Rumos Longa-Metragem + Curta-Metragem
18:45 - Ainda Não É Amanhã, de Milena Times + Carne Fresca, de Giovani Barros - Sessão com convidados
Mostra: Première Brasil: Competição Longa-Metragem Ficção
19:15 - O Silêncio das Ostras, de Marcos Pimentel - Sessão com convidados
Mostra: Première Brasil: Hors Concours Longa-Metragem + Exibição Especial de Curtas
20:45 - Aos Pedaços, de Ruy Guerra + Asa Real, de Diogo Oliveira - Sessão com convidados
Mostra: Itinerários Únicos
21:30 - Misty - A História de Erroll Garner, de Georges Gachot - Sessão com convidados
Mostra: Première Brasil: Competição Longa-Metragem Ficção + Curta-Metragem
21:45 - Baby, de Marcelo Caetano + Jogo de Classe, de Quico Meirelles - Sessão com convidados
Kinoplex São Luiz
Rua do Catete 311, Catete
18:45 - Meu Lugar É Aqui, de Daniela Porto e Cristiano Bortone - Sessão com convidados[[Sobre o Festival do Rio
O Festival do Rio é o grande encontro audiovisual da América Latina. Desde sua criação, já foram exibidos mais de 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público, e de mão de obra, o Festival do Rio já capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do Festival, que é a maior vitrine da produção brasileira.
O Festival do Rio conta pelo terceiro ano consecutivo com a apresentação e patrocínio master do Ministério da Cultura e da Shell Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio especial da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, e apoio institucional da FIRJAN.
*****
Sobre a Shell Brasil
Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Comments