O estúdio da Pixar vinha em baixa nas bilheterias do cinema no período pós-pandemia, quando os executivos da empresa decidiram que as animações tanto do estúdio Disney, quanto Pixar teriam seus conteúdos direto para a plataforma de streaming, o Disney plus, assim dando um recado ao mercado que as animações tão queridas do público chegariam na sua casa, simultaneamente com os cinemas ou direto mesmo para a plataforma. Sendo assim, o público que tinha o costume de consumir esses filmes em família no cinema passou a acompanhar no conforto do lar. Então, quando o período crítico da pandemia teve seu fim e as salas de cinema retornaram o mais rápido possível, a Disney viu seus lançamentos mais recentes no cinema terem quedas exorbitantes de receita com bilheteria e acumulou prejuízos, exemplos Wish e Elementos.
Esse breve contexto é importante, pois é com base nele que os executivos viram a necessidade de reviver franquias de sucesso do passado retornarem quanto antes, para que assim pudessem colocar a receita em bilheteria de volta aos trilhos, e tentar atrair novamente seu público para as salas de cinema. É nessa situação que são anunciados os retornos de Divertida Mente 2, um novo filme, Toy Story, Moana, Frozen entre outros.
Em Divertida Mente 2 acompanhamos novamente nossa protagonista Riley nove anos após os eventos do filme anterior, trazendo o crescimento da personagem e dando ao rumo da narrativa uma nova perspectiva, que é falar sobre a puberdade - mostrando os superlativos dessa fase da vida de nós seres humanos importante para alguns discernimentos que nos carregarão para o resto de nossas vida. Para a direção desse novo longa, foi então chamado Kelsey Mann para substituir o veterano Pete Docter. Mann que faz sua estreia em direção, já colaborou em outros filmes do estúdio, mas nesse assume o controle criativo por inteiro.
Apesar de emular boa parte da fórmula do seu antecessor, o novo filme mostra certo amadurecimento assim como sua protagonista, as novas emoções foram escolhas bastante acertados mesmo que algumas tenham pouco desenvolvimento e tempo de tela após suas apresentações, o novo roteiro cria algumas boas dinâmicas e interações das novas emoções com as antigas e entre eles mesmos. O visual do universo pouco se expande aqui, mas a qualidade Pixar continua de forma brilhante, é um padrão que custa caro e por isso o sucesso de bilheteria é meio que uma obrigação - do qual sabemos que facilmente será top 3 arrecadação do ano de 2024.
A criançada certamente irá curtir o visual dos elementos em tela das dinâmicas e piadas de ambos os núcleos e os adolescentes certamente conseguirão se enxergar, as mudanças e reviravoltas da fase. Porém, é sobre o público adulto que quero falar algumas coisas, algumas positivas e outras negativas, da minha experiência. Ao escolher principalmente a emoção da ansiedade temos aqui uma escolha de personagem bem direta, para adultos consigo mesmo, para os adultos que são pais, enfim o texto traz situações em que Riley quando comandada por essa emoção tenha algumas atitudes em virtude dela e principalmente vemos um ataque de crise, que alguns já vivenciaram na pela e outros acompanharam esse acontecimento de entes e amigos próximos. Falar de ansiedade é um tema complexo e requer habilidade, em um longa onde o foco não é falar exclusivamente sobre o tema, vejo a coragem do estúdio em abordar mesmo que superficialmente, e achei interessante a escolha narrativa da fase na qual retratar, é importante os adultos acompanharem traços desta situação com seus filhos, mas principalmente adultos fazem uma análise de si, pois o mundo onde vivemos cobra caro e estar em dia com sua saúde mental é super importante.
Trocamos o tema da depressão do longa anterior para falar de ansiedade nesse novo, gostei da abordagem, o estilo visual permanece lá, fica a queixa de que o longa poderia ousar mais, mas esse era o filme que eu queria ver, então é injusto com ele. A proposta é bacana, os novos personagens de certa forma são carismáticos, agora nos resta aguardar a nova empreitada de Riley, que acredito não vai demorar muito.
Comments