Celebrando o legado e a turnê de despedida de um dos grandes artistas da música brasileira, documentário integra a Mostra Praça
MILTON BITUCA NASCIMENTO, aguardado documentário que celebra o legado e a turnê de despedida de um dos grandes ícones da música brasileira, integrará a 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Como parte da Mostra Praça, o filme da diretora Flavia Moraes será exibido a céu aberto no dia 26 de janeiro, às 18h, para centenas de espectadores, que poderão conferir a produção quase dois meses antes da estreia oficial nos cinemas brasileiros, em 20 de março.
Tratando-se de um filme sobre Milton Nascimento, conhecido como o mais mineiro dos cariocas, a participação na Mostra de Tiradentes não poderia ser mais apropriada. Para celebrar esse encontro tão certeiro, a Gullane+ revela nesta terça-feira (14) o pôster oficial da produção
MILTON BITUCA NASCIMENTO reflete sobre o impacto e o alcance de um artista que, na aparente simplicidade das suas composições, provocou e segue provocando reflexões e emoções profundas em quem quer que as escute. Isso é nítido no alcance global da sua obra, faceta explorada no documentário já na lista de personalidades, nacionais e internacionais, que dão seu depoimento sobre o Bituca: figuras como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Mano Brown, Djamila Ribeiro, Quincy Jones, Spike Lee e Paul Simon.
Mas, para além do depoimento de amigos e pessoas íntimas de Nascimento, Moraes faz questão de acompanhar a longa e bem-sucedida turnê de despedida do músico e registrar in loco a conexão antiga e potente do artista com seus fãs.
Assim, ao longo de mais de dois anos de gravações, a diretora reúne em MILTON BITUCA NASCIMENTO um material ímpar, capaz não só de reconhecer a grandiosidade do ídolo, mas também revelar a identificação espiritual que ele criou com suas dezenas de álbuns.
Uma produção do Canal Azul, Gullane, Nascimento Música e Claro, em associação com Why? Stories Matter, Vital Studios e MoonSailor, MILTON BITUCA NASCIMENTO chega aos cinemas em 20 de março. O documentário conta com distribuição da Gullane+ e com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, e apoio institucional da ANCINE.
SinopseMILTON BITUCA NASCIMENTO é o documentário que parte da turnê de despedida de Milton Nascimento, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, para entender a complexidade simples de sua obra e da alma brasileira.
Ficha técnicaDirigido por Flavia MoraesRoteiro por Marcélo Ferla e Flavia MoraesConsultoria Artística de Augusto NascimentoDireção de fotografia: Pedro RochaMontagem: Laura Brum e Flavia MoraesDesenho de som e Direção Musical: Victor Pozas e Rafael LangoniMúsica: Milton NascimentoProdução Executiva: Liz Reis, Ana Vezzi, Gabriela Tocchio, Ana Saito, Pablo Torrecillas Produzido por: Augusto Nascimento, Ricardo Aidar, Larissa Prado, Andre Novis, Caio Gullane, Fabiano Gullane.
Produtores associados: Flavia Moraes, Victor Pozas, Rafael LangoniProdução: Canal Azul, Gullane, Nascimento Música e ClaroDistribuição: Gullane+
Sobre Flavia MoraesFlavia Moraes é produtora, diretora, montadora e showrunner. Durante 21 anos, liderou em São Paulo uma das mais respeitadas produtoras da América do Sul, onde produziu e dirigiu uma impressionante quantidade de comerciais, filmes, documentários, séries de TV e grandes shows.Primeira mulher brasileira a integrar o Director’s Guild of America, Flavia foi premiada com Cannes Lions, Clios, FIAP e Caborés, entre outros. Desde 2016, residindo em Los Angeles, dedica-se a projetos de assinatura que promovem transformação e exploram narrativas ousadas e libertadoras.Visions in the Dark, seu documentário mais recente, conquistou festivais e plateias na Europa e nos Estados Unidos e aguarda lançamento no Brasil. Em seu novo filme, MILTON BITUCA NASCIMENTO, Flavia reuniu seus anos de experiência para enfrentar os desafios de um projeto único, filmando on the road em diferentes países e colaborando com grandes nomes da música internacional. O resultado é um retrato emocionante e autêntico de um dos maiores artistas contemporâneos do Brasil.
Sobre Canal Azul
Fundada em 1995, a Canal Azul já produziu mais de 200 projetos entre filmes para o cinema, documentários e séries para TV e plataformas digitais. Esses conteúdos foram veiculados em mais de 160 países. Em 2008, iniciamos a implantação do processo de governança corporativa na empresa, buscando os melhores resultados artísticos e comerciais, pautada nos pilares da sustentabilidade, qualidade, respeito e ética. Com especial expertise em filmes de história natural, cultura e esporte , a produtoras já lançou 15 filmes no cinema envolvendo os grandes times de futebol do Brasil, incluindo o centenário da Seleção Brasileira de futebol. Hoje, considerada uma das principais produtoras de conteúdo audiovisual brasileiro, é reconhecida internacionalmente. Realiza coproduções com vários parceiros em todo o planeta tais como Globo, Discovery - Warner, Disney, Smithsonian, Netflix e Max.
Sobre Gullane
A Gullane é uma das maiores produtoras e incentivadoras do mercado audiovisual brasileiro, além de uma das principais exportadoras de obras independentes. Fundada em 1996 pelos irmãos Caio Gullane e Fabiano Gullane, já soma em seu catálogo mais de 58 filmes de longa metragem lançados com destaque no cinema nacional e no exterior e 53 séries para televisão e plataformas digitais. Entre os filmes e séries de destaque estão “Carandiru”, “Bicho de Sete Cabeças”, “A Última Floresta”, “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”; a franquia “Até que a Sorte nos Separe”; “Que Horas ela Volta?”, “Motel Destino” e a maior animação 3D brasileira “Arca de Noé”; as séries “Alice” e “Hard” (HBO), “Unidade Básica” (1ª, 2 ª e 3ªtemporadas, Universal), “Carcereiros” (Globoplay), “Irmãos Freitas” (Space e Amazon Prime), “Ninguém Tá Olhando” e “Sintonia” (Netflix), “O Rei da TV” (Star+) e a recém lançada “Senna” (Netflix). Já coleciona mais de 500 prêmios e seleções em importantes festivais de cinema e televisão do Brasil e do mundo, como Mostra de Cinema, Festival do Rio, Cannes, Veneza, Berlim, Sundance, Toronto, MIPTV e Emmy.
Comments