Com direção de Eduardo Rajabally, documentário mergulha nas nuances do maior rally das Américas e mostra que é preciso muito mais do que acelerar para superar o desafio
Nove dias de prova; 3.700 quilômetros de desafio atravessando o Distrito Federal e outros quatro estados (Goiás, Bahia, Tocantins e Minas Gerais) e levando ao limite homens e máquinas. Esse é o pano de fundo de "No Rastro da Poeira", o filme oficial do Sertões BRB 2024, o maior rally das Américas, disputado de 23 a 31 de agosto de 2024. Apresentado pela Petrobras e produzido pela Endemol Shine Brasil, com direção de Eduardo Rajabally (“Volta, Priscila”), e roteiro de ThamieKato, o documentário será apresentado em pré-estreia em uma sessão para convidados nesta quinta-feira (5), em São Paulo e, no sábado (7), estará disponível no canal do Sertões no YouTube.
Com 70 minutos de duração, "No Rastro da Poeira" enfoca aspectos do Sertões BRB muitas vezes desconhecidos do público e que ajudam a explicar a grandeza da prova: rivalidades, contratempos, decepções; a explosão de alegria dos vitoriosos – que no fundo são todos aqueles que superam essa aventura em alta velocidade pelo coração do Brasil –; a frustração pelo trabalho que escapa por detalhes, o 'casamento' nem sempre harmonioso entre pilotos e navegadores. Os sentimentos humanos testados em condições extremas, assim como a capacidade de lidar com o improviso e se adaptar às mudanças. Porque, no fundo, dominar e domar o Sertões BRB é muito mais do que "apenas" acelerar.
Uma odisseia contada com imagens imersivas (um spoiler: várias tomadas das câmeras onboardmontadas nos veículos com direito aos diálogos no calor da disputa); cenas que ajudam a descrever a beleza das regiões atravessadas; depoimentos dos protagonistas e as palavras de especialistas que acompanharam toda a ação.
“No Rastro da Poeira’ foi uma experiência fantástica e muito pessoal, porque me deu a oportunidade de retornar ao Rally dos Sertões depois de 20 anos, quando dirigi uma série sobre a prova. Acompanhar a intensidade e emoção das histórias dentro e fora dos carros, a dinâmica piloto-navegador, poder sentir com as câmeras onboard todo o trabalho e tensão durante a prova, percorrendo paisagens espetaculares foi inesquecível. Fazer parte deste projeto junto com a Endemol Shine Brasil trouxe a estrutura e o expertise necessários para criarmos um filme que conta a prova de dentro do carro e que vai agradar muito os fãs de automobilismo”, comenta Eduardo Rajabally, diretor de "No Rastro da Poeira".
"Ficamos muito satisfeitos com o resultado do trabalho que chega agora ao público. Capturar a essência do maior rally das Américas em apenas 70 minutos foi um verdadeiro desafio, mas estamos confiantes de que este filme transmitirá a paixão, a aventura e a emoção que fazem do Sertões BRB uma verdadeira fábrica de conteúdo. Cada edição do rally conta uma história única e nos conecta a um mundo de superação e adrenalina. Tenho certeza de que não só quem é apaixonado pelo rally, mas também todos os que se interessam por grandes aventuras humanas, vão se identificar com "No Rastro da Poeira". Completa Leonora Guedes, CEO Sertões
Instagram: sertoes
Youtube: youtube.com/c/SertõesOficial
Sobre a Endemol Shine Brasil A Endemol Shine Brasil é uma divisão da BanijayEntertainment, o maior conglomerado de produção e distribuição de conteúdo independente do mundo.
A empresa cria, licencia e produz reality shows, game e talent shows, factuais e documentários para todas as plataformas e clientes. Tem em seu catálogo sucessos nacionais e mundiais, como Big Brother Brasil, MasterChef Brasil, Canta Comigo, Ilha da Tentação Brasil, The Bridge Brasil, No Limite, Xuxa - O Documentário, dentre outros.
É também responsável por entregar serviços de produção para formatos como The Masked Singer Brasil, Casamento às Cegas Brasil, Nova Cena, Quilos Mortais e Muquiranas Brasil.
Parceira das principais agências de publicidade, cria e produz formatos de branded content para todas as plataformas, responsável por cases como Cabelo Pantene, Samsung Let’s Dance, Ilhados com Beats, O Próximo Nº1 VillaMix, Onix Music Trip, Honda Consórcios - TeleKwai, etc.
A Endemol Shine Brasil também é especializada em licenciamento de marcas, com mais de 300 produtos licenciados e em iniciativas digitais, criando estratégias e conteúdos multiplataforma dinâmicos para marcas e canais.
Para saber mais, acesse o site.
Comentários