Do mesmo diretor de ‘Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental’, que venceu o Urso de Ouro em 2021, o filme tem cinco exibições e contará com Rodrigo Teixeira na coletiva de imprensa

Indicado ao Oscar, Rodrigo Teixeira, da RT FEATURES, é o produtor por trás de ‘Kontinental 25’, novo filme do diretor romeno, Radu Jude que está na Mostra Competitiva do Festival de Berlim deste ano. Filmado com um iPhone 15 e poucos equipamentos, a trama do longa traz Orsolya, uma oficial de justiça que está encarregada de despejar um homem de sua propriedade, o que acarreta em resultados desastrosos e conflitos morais na personagem principal. O longa conta com uma coletiva de imprensa com a presença de Rodrigo Teixeira no dia 19 de fevereiro, às 15h55, no Hotel Grand Hyatt Berlin.
Confira as exibições do filme:
19 de fevereiro, às 22h00, no Berlinale Palast;
20 de fevereiro, às 09h30, no Uber Eats Music Hall;
21 de fevereiro, às 12h15, no Haus der Berliner Festspiele;
22 de fevereiro, às 22h15, no HKW 1 - Miriam Makeba Auditorium;
23 de fevereiro, às 18h45, no Uber Eats Music Hall.
O produtor Rodrigo Teixeira, indicado ao Oscar por ‘Ainda Estou Aqui’, e trabalhou filmes como ‘O Farol’, ‘A Bruxa’ e ‘Me Chame Pelo Seu Nome’ , relembra sua trajetória com Jude e a origem de ‘Kontinental 25’. “Desde quando assisti ‘Scarred Hearts’, o Jude ficou na minha cabeça como cineasta por sua originalidade. Me aproximei, vi seus filmes, nos conhecemos e ele me apresentou seus projetos. Um deles era ‘Kontinental 25’ e estamos muito felizes com o meu primeiro filme na Mostra Competitiva do Festival de Berlim”.

Com direção e roteiro assinados por Radu Jude, ‘Kontinental 25’ se inspira ‘Europa '51’, do diretor Roberto Rossellini, em retratar uma protagonista que se encontra em dilemas humanitários e não encontra alguém que consiga se conectar e externar suas opiniões. Além disso, a narrativa se utiliza de drama e comédia, característica do diretor, para abordar sobre crise imobiliária, a economia pós Guerra Fria, nacionalismo e relações de poder em uma sociedade que preza pelo status social.
Com produção da RT FEATURES, ‘Kontinental 25’ é uma coprodução entre Romênia, Brasil, Suíça, Reino Unido e Luxemburgo.
Ficha técnica
Produção: RT Features
Direção: Radu Jude
Roteiro: Radu Jude
Elenco: Eszter Tompa, Gabriel Spahiu, Adonis Tanța, Oana Mardare, Șerban Pavlu
Duração: 109' minutos
Sobre a RT FeaturesCriada por Rodrigo Teixeira em 2006, a RT Features é hoje uma das principais produtoras audiovisuais e a brasileira com maior destaque no mercado internacional. Seus filmes são reconhecidos mundialmente, tendo sido indicados para mais de 40 prêmios —incluindo 6 indicações ao Oscar e 4 ao Globo de Ouro.
Produziu, entre outros filmes, Armageddon Time (2022), de James Gray; Bergman Island (2021), de Mia Hansen-Løve; A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (2019), de Karim Aïnouz, vencedor do prêmio de melhor filme na mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes; Ad Astra (2019), de James Gray, com Brad Pitt como ator principal; Wasp Network (2019), de Olivier Assayas, com Penélope Cruz, Gael García Bernal e Wagner Moura; The Lighthouse (2019), dirigido por Robert Eggers, com Willem Dafoe e Robert Pattinson, que ganhou o prêmio máximo da crítica na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes; Call Me By Your Name (2017), de Luca Guadagnino, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado; A Bruxa (2016), também de Robert Eggers; Frances Ha (2013) e Mistress America (2015), ambos de Noah Baumbach com Greta Gerwig; e Love (2015), de Gaspar Noé.
Em 2013, uniu-se em uma joint venture com Martin Scorsese para revelar novos diretores. Como parte deste projeto, produziram juntos A Ciambra (2017), de Jonas Carpignano, Port Authority (2019), de Danielle Lessovitz e Murina (2021), de Antoneta Alamat Kusijanovic, vencedor do Camera d’Or no Festival de Cannes.
Possui também em seu currículo produções brasileiras de longas-metragens como O Cheiro do Ralo (2006), O Abismo Prateado (2010), Tim Maia (2014), Alemão (2014), Alemão 2 (2022), e a série O Hipnotizador (2015). Em 2024, lançou Barba Ensopada de Sangue, de Aly Muritiba, no Festival de Gramado; Enterre Seus Mortos, de Marco Dutra, no Festival de Sitges; e Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vencedor de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e representante oficial do Brasil no 97o Academy Awards.
O produtor Rodrigo Teixeira é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, responsável pelo Oscar, e desde 2017 figura na lista 500 Most Important People in Global Media, da Variety.
Commentaires