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Foto do escritorLagoa Nerd

‘Os Enforcados’, novo longa-metragem de Fernando Coimbra, será exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Previsto para estrear no circuito nacional no dia 6 de março, thriller tragicômico estrelado por Leandra Leal e Irandhir Santos chega à capital paulista após boa repercussão nos festivais de Toronto e do Rio


‘Os Enforcados’
‘Os Enforcados’

Novo longa-metragem de Fernando Coimbra (“O Lobo Atrás da Porta”, “Narcos”, “Perry Mason”), “Os Enforcados” será exibido pela primeira vez ao público paulistano na Mostra Internacional de Cinema, no dia 20 de outubro, às 21h, no Cinesesc. Estrelado por Leandra Leal e Irandhir Santos, com participações de Irene Ravache e Stepan Nercessian, o thriller tragicômico desembarca em São Paulo depois de passagens bem-sucedidas pelo Festival de Toronto e Festival do Rio, onde recebeu boas críticas da imprensa especializada. Além da première no dia 20, o filme, cuja estreia no circuito de cinemas está prevista para o dia 6 de março de 2025, terá uma segunda sessão na Mostra no dia 26 de outubro, às 13h30, no Espaço Augusta.


Assim como “O Lobo Atrás da Porta” (2013), longa-metragem de estreia da carreira de Coimbra, “Os Enforcados” tem produção da Gullane, marcando a primeira produção brasileira do cineasta após a direção de episódios das séries internacionais “Narcos”, “Outcast” e “Perry Mason” e do filme “Castelo de Areia”, com Nicholas Hoult e Henry Cavill. “Estava morrendo de saudade de voltar a trabalhar no Brasil, falando na minha língua do que conheço profundamente e vivo diariamente”, diz Coimbra.


Em “Os Enforcados”, Valério (Irandhir Santos) e Regina (Leandra Leal) formam um casal vivendo confortavelmente na Zona Oeste do Rio de Janeiro, graças ao império do jogo do bicho construído pelo pai e pelo tio dele. Valério, que acredita ter mantido suas mãos limpas, precisa lidar com as pendências de sua família, em um meio que obedece a leis próprias. Incentivado pela ambiciosa mulher, ele tenta uma jogada que ambos consideram infalível. “‘Os Enforcados é, antes de tudo, sobre um casamento”, diz Fernando Coimbra. “O casal sela um pacto e faz um plano de vida que é incapaz de cumprir. Só que esse plano, aqui, se faz a partir de um crime. Um último crime que os levaria em direção à realização dos seus sonhos. Mas a realidade é muito diferente do sonho, e as coisas desandam.”


O cineasta inspirou-se em “Macbeth”, de William Shakespeare, mas quis contar a história pela perspectiva de Lady Macbeth. Em “Os Enforcados”, como na peça, os dois personagens se veem presos em uma escalada de ambição e violência, em uma tragédia à brasileira, com uma boa dose de humor ácido. “O jogo do bicho é um pano de fundo para retratar esse universo corrupto que eles habitam. Mas o filme é construído em cima dos personagens”, diz o diretor. “Ele disseca essas personalidades em todas as suas camadas e explora essa dinâmica de jogo de poder que a grande maioria das relações passionais tem.”


Fernando Coimbra precisava de atores que dessem conta de traduzir essas complexidades na tela. O diretor repete a parceria com Leandra Leal, que interpretou Rosa em “O Lobo Atrás da Porta”. “Eu sabia do que a Leandra é capaz e que ela potencializaria as camadas de Regina.” Irandhir Santos era um ator com quem desejava trabalhar havia muito tempo. “Os dois são muito focados e criativos. Construímos os personagens juntos.”


A ambiguidade dos personagens é o traço comum entre “Os Enforcados” e “O Lobo Atrás da Porta”. “Não tem bem e mal. Eles mesmos são seus piores antagonistas, cruzam um limite que não deveriam e que vai levá-los à ruína.”


A diferença entre os dois filmes é que, em “Os Enforcados”, Fernando Coimbra queria tratar da realidade brasileira e da elite econômica do país. A ideia começou a surgir ainda durante as filmagens de “O Lobo Atrás da Porta”, quando Coimbra passava pela Barra da Tijuca a caminho de locações. “A gente tem um índice de criminalidade gigante, uma desigualdade de renda absurda, mas o audiovisual tende a olhar para o crime na parte baixa da pirâmide: a periferia, o subúrbio, a comunidade. E onde está o dinheiro? Boa parte da nossa elite é extremamente corrupta. São aqueles que se declaram cidadãos de bem, mas na verdade fazem muita coisa ilegal para enriquecer.”


Em 2015, o roteiro passou pelo Laboratório de Sundance, sendo premiado dois anos depois com o Sundance Global Filmmaking Awards, de reconhecimento e apoio a cineastas independentes emergentes. Os trabalhos fora do Brasil e a pandemia adiaram as filmagens, mas Fernando Coimbra nunca parou de trabalhar no roteiro. “Eu tinha vontade de refletir o momento que a gente estava vivendo, que foi ficando cada vez mais louco. Eu precisava constantemente adaptá-lo para aquele sentimento de absurdo.”


Com distribuição da Paris Filmes, produção da Gullane e coprodução da Fado Filmes, Globo Filmes, Telecine e Pavuna Pictures, “Os Enforcados” tem patrocínio da RioFilme, apoio do Ibermedia, fomento via ProAC LAB, investimento do Fundo Setorial do Audiovisual e da BB Asset, assim como o fundamental apoio institucional da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e conta ainda com o apoio do programa Brasil no Mundo, do Projeto Paradiso.


SINOPSE


Em um Rio de Janeiro tomado pelo crime, o casal Regina e Valério se vê envolvido em dívidas e traições herdadas da família de Valério. Uma noite, eles encontram o plano perfeito. Mas, ao executá-lo, são sugados por uma espiral de violência que parece não ter fim.


SOBRE FERNANDO COIMBRA


Fernando Coimbra formou-se em Cinema na Universidade de São Paulo, Brasil. Ele escreveu e dirigiu nove curtas-metragens, entre eles “Trópico das Cabras”, ganhador de cinco prêmios no Festival de Cinema Brasileiro de Brasília de 2007 e selecionado para o Festival de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand (2008), entre muitos outros. Seu primeiro longa, “O Lobo Atrás da Porta” (2013), produzido pela Gullane e pela TC Filmes, estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2013. O filme ganhou o prêmio Horizontes Latinos no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián e outros prêmios em festivais como Havana, Miami, Guadalajara e Rio de Janeiro. Pelo mesmo filme, Coimbra foi indicado ao prêmio de Melhor Direção para Longa de Estreia (Outstanding Directorial Achievement in First-Time Feature Film) pelo Sindicato dos Diretores (Directors Guild of America – DGA Awards) em 2016. Em 2015, dirigiu dois episódios da primeira temporada da série da Netflix “Narcos”. Seu primeiro longa nos EUA, “Castelo de Areia”, estrelado por Nicholas Hoult, Henry Cavill e Logan Marshall-Green, tornou-se um Netflix Original e estreou em abril de 2017. Ainda em 2017, ele dirigiu um episódio de “Outcast”, da Cinemax / Fox, criado por Robert Kirkman, e mais dois episódios de “Narcos” na terceira temporada. Em 2018, dirigiu um episódio da série “What/If”, protagonizada por Renée Zellweger para a Netflix/Warner Bros. Seu trabalho mais recente são os episódios 1 e 2 da segunda temporada de “Perry Mason”, para a HBO, cuja estreia ocorreu em março de 2023.


SOBRE A GULLANE


A Gullane é uma das maiores produtoras e incentivadoras do mercado audiovisual brasileiro, além de uma das principais exportadoras de obras independentes. Fundada em 1996 pelos irmãos Caio Gullane e Fabiano Gullane, já soma em seu catálogo mais de 50 filmes lançados com destaque no cinema nacional e no exterior e 30 séries para televisão e plataformas digitais. Entre os filmes e séries de destaque estão “Carandiru”, “Bicho de Sete Cabeças”, “A Última Floresta”, “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”; a franquia “Até que a Sorte nos Separe”; “Que Horas ela Volta?”, “Como Nossos Pais”, “Bingo - o Rei das Manhãs”; as séries “Alice” e “Hard” (HBO), “Unidade Básica” (1ª e 2ª temporadas, Universal), “Carcereiros” (Globoplay), “Irmãos Freitas” (Space e Amazon Prime), “Ninguém Tá Olhando” e “Boca a Boca” (Netflix), “O Rei da TV” (Star+). Já coleciona mais de 500 prêmios e seleções em importantes festivais de cinema e televisão do Brasil e do mundo, como Mostra de Cinema, Festival do Rio, Cannes, Veneza, Berlim, Sundance, Toronto, MIPTV e Emmy.


SOBRE A PARIS FILMES


A Paris Filmes é a maior distribuidora brasileira independente e atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina, destacando-se pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais como as sagas “Crepúsculo” e “Jogos Vorazes”, o premiado “O Lado Bom da Vida”, que rendeu o Globo de Ouro® e o Oscar® de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013, e “Meia-Noite em Paris”, que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen, a distribuidora também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias “De Pernas Pro Ar”, “Até Que a Sorte nos Separe”, “DPA – O Filme" e "Turma da Mônica". Nos últimos anos a empresa esteve à frente de importantes lançamentos como “John Wick”, “La La Land – Cantando Estações”, “A Cabana”, “Extraordinário”, “Marighella”, “Meu Nome é Gal”, “Jogos Vorazes - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, “Jogos Mortais X” e “Minha Irmã e Eu” – primeiro filme nacional a bater a marca de 2 milhões de espectadores pós-pandemia.


SOBRE A GLOBO FILMES


Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como 'Minha Irmã e Eu', maior bilheteria nacional pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e 'Bacurau', que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.


SOBRE O TELECINE 


Com 30 anos de programação dedicada ao cinema, o Telecine possui o maior catálogo de filmes do país, construído a partir de curadoria altamente especializada. O acervo contempla a pluralidade da indústria e reúne clássicos de grandes estúdios, do mercado independente e nacional; além de franquias de sucesso e lançamentos exclusivos. Ao longo dos anos, o Telecine ampliou a sua capilaridade de distribuição, permitindo que o assinante consuma em um só local o catálogo completo de filmes e acompanhe, em simulcasting, os seis canais lineares: Premium, Touch, Action, Pipoca, Cult e Fun. É assim que a marca especialista em cinema promove experiências para o público ter o ‘Seu Momento Cinema’ como, quando e onde quiser. 


FICHA TÉCNICA


Direção e Roteiro: Fernando Coimbra

Elenco: Leandra Leal, Irandhir Santos, Thiago Thomé, Pêpê Rapazote, Ernani Moraes, Augusto Madeira, Ricardo Bittencourt

Participação especial: Irene Ravache e Stepan Nercessian

Direção de fotografia: Junior Malta, ABC

Conceito de arte: Tiago Marques

Direção de arte: Caio Costa e Rafael Torah

Montagem: Karen Harley, EDT

Som direto: Olivier Blanc

Desenho de som: Ricardo Cutz

Mixagem: Branko Neskov e Ricardo Cutz

Produção executiva: Rui Pires, Daniela Antonelli Aun, Gabriela Tocchio, Ana Saito e Pablo Torrecillas

Coproduzido por: Fernando Fraiha

Produção associada: Rodrigo Castellar, José Alvarenga Júnior, Leandra Leal, Marcio Fraccaroli e Veronica Stumpf

Produzido por: Luís Galvão Teles, Gonçalo Galvão Teles, Fernando Coimbra, André Novis, Caio Gullane e Fabiano Gullane


Produção: Gullane

Coprodução: Fado Filmes, Globo Filmes, Telecine e Pavuna Pictures

Em associação com: TC Filmes, Playtime, RTP e Paris Filmes


Distribuição: Paris Filmes


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