top of page
Foto do escritorLagoa Nerd

Petrobras inicia parceria com um dos cinemas de rua mais tradicionais de São Paulo

Localizado na Rua Augusta, Espaço Petrobras de Cinema será apresentado ao público dia 21 de janeiro


Espaço Petrobras de Cinema
Espaço Petrobras de Cinema

A Petrobras agora é patrocinadora de um dos mais tradicionais cinemas de rua de São Paulo. Instalado há mais de três décadas na famosa Rua Augusta, região central da cidade, o Espaço Petrobras de Cinema, novo nome do estabelecimento, será apresentado oficialmente no dia 21 de janeiro, em cerimônia para convidados e imprensa, com a exibição de três filmes nacionais.

 

O local, antigo Espaço Augusta de Cinema e que já contou com o patrocínio de instituições financeiras, possui cinco salas de cinema (incluindo um anexo no lado oposto da rua), com capacidade total para 750 lugares, um café, bomboniere e livraria.

 


antiga fachada do espaço Augusta de cinema
antiga fachada do espaço Augusta de cinema

Para a presidente da companhia, Magda Chambriard, essa iniciativa da Petrobras é muito significativa para a cidade de São Paulo e para a cultura nacional. “Patrocinar e dar nome a esse importante Espaço, considerado um ícone da cultura brasileira, é uma forma de celebrar e promover o cinema em nosso país. A Petrobras tem orgulho de estar presente por todo o Brasil, apoiando a pluralidade de manifestações culturais que fazem nosso país ser tão único”, afirma.

 

Kasa Branca- direção Luciano Vidigal - um dos filmes da abertura do Espaço Petrobras de Cinema
Kasa Branca- direção Luciano Vidigal - um dos filmes da abertura do Espaço Petrobras de Cinema

Magda lembra que a Petrobras foi referência na indústria cinematográfica brasileira durante anos. A companhia patrocinou muitos filmes que se tornaram importantes na cinegrafia do país. “Carlota Joaquina” foi o primeiro longa patrocinado pela Petrobras, em 1995, e se tornou um marco na retomada do cinema nacional. “Queremos fortalecer cada vez mais o cinema brasileiro, por meio da produção e distribuição, e ainda patrocinando centros culturais e espaços para exibição de filmes", destaca Chambriard.

 

14 milhões de expectadores

O cinema foi inaugurado no início da década de 90, por Adhemar Oliveira, nome conhecido da cinefilia paulista, que continua como o diretor de programação do Espaço Petrobras. Desde sua criação, o Espaço aposta na exibição de cinematografias independentes do mundo todo investindo na formação de público e da cinefilia paulistana. Ao longo de mais de 30 anos, foram contabilizados 14 milhões de espectadores, incluindo o público de pré-estreias e dos projetos Escola no Cinema e Clube do Professor. Hoje, o local é ponto de referência de cinéfilos e vitrine para o audiovisual brasileiro.

 

Malês - direção Antonio Pitanga- um dos filmes da abertura do Espaço Petrobras de Cinema
Malês - direção Antonio Pitanga- um dos filmes da abertura do Espaço Petrobras de Cinema

“Contar com o patrocínio da Petrobras neste momento delicado de retorno do público às salas de cinema, após dois anos de pandemia, é fundamental para darmos continuidade ao projeto de exibição e de democratização das telas, que propomos desde o início da nossa trajetória”, comemora Oliveira, que também comanda o Cine Sala, em São Paulo, Cine Belas Artes, em Belo Horizonte, e Cinema Glauber Rocha, em Salvador.

 

Terra Estrangeira - direção Walter Salles  um dos filmes da abertura do Espaço Petrobras de Cinema
Terra Estrangeira - direção Walter Salles um dos filmes da abertura do Espaço Petrobras de Cinema

A programação do Espaço Petrobras de Cinema contará com filmes alternativos e comerciais, muito cinema nacional e internacional, festivais, pré-estreias e produções premiadas.

 

ESPAÇO PETROBRAS DE CINEMA

Rua Augusta, 1.475 – Consolação

Bilheteria: funcionamento das 13h30 às 22h

18 visualizações

Comments


bottom of page