Uma história sobre amizade e afeto que transcende o tempo
Dia 28 de novembro, “Praia Formosa” estreia nos cinemas de todo o Brasil. O longa narra a jornada de Muanza, uma mulher oriunda do Reino do Congo, traficada para o Brasil no século XIX, que desperta nos dias atuais no Rio de Janeiro. Ao se deparar com uma cidade onde o passado e o presente colidem, Muanza embarca em uma busca profunda por suas origens e pela compreensão de sua própria história. A trama, que vai além do Rio de Janeiro como produto turístico, entrelaça passado e presente da história da cidade e escancara suas feridas e contradições.
O elenco de "Praia Formosa" é composto por nomes como Maria D’Aires, Samira Carvalho e Mãe Celina de Xangô, gestora do Centro Cultural Pequena África e ativista da preservação do Cais do Valongo. A atriz portuguesa Lucília Raimundo dá vida à protagonista Muanza, uma mulher que transita entre o passado e o presente do Rio de Janeiro. A diversidade linguística do filme, falado em português e nas línguas kikongo e kimbundo, reflete a pluralidade de vozes e reforça a complexidade das influências coloniais e culturais que moldam o Rio e o Brasil.
O filme aborda a "Pequena África", um local de resistência e irmandade, frequentemente invisibilizado, trazendo à tona a luta contra os apagamentos históricos e urbanos. “É uma história sobre amizade e afeto que transcende o tempo”, afirma a diretora.
O longa é uma coprodução da Anavilhana (MG), Mirada Filmes (RJ) e Uma Pedra no Sapato (Portugal) e tem distribuição da Olhar Filmes.
Retrospectiva na Cinemateca do MAM - RJ
De 26 de novembro a 9 de dezembro, a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) apresenta uma retrospectiva dedicada à cineasta carioca Julia De Simone, oferecendo ao público um panorama completo da trajetória da diretora.
A retrospectiva antecede o lançamento de seu primeiro longa-metragem de ficção, “Praia Formosa”, que estreia comercialmente em todo o Brasil no dia 28 de novembro.
Os filmes serão exibidos de forma online, gratuita e para todo o Brasil no site da Cinemateca do MAM. Confira a programação completa aqui.
Para complementar a programação, a retrospectiva promove duas lives com a diretora e convidados, que serão transmitidas nos canais do YouTube da Cinemateca do MAM e da Olhar Filmes.
PRAIA FORMOSA
Ficha Técnica
Brasil, Portugal | 2024 | 90’ | Ficção
Direção Julia De Simone | Roteiro Aline Portugal, Julia De Simone, Mariana Luiza | Produção Luana Melgaço, Julia De Simone, Filipa Reis | Fotografia Flávio Rebouças | Direção de Arte Ana Paula Cardoso
Empresas produtoras: Anavilhana (Belo Horizonte), Mirada Filmes (Rio de Janeiro) e Uma Pedra no Sapato (Lisboa).
Sinopse: Muanza, uma mulher natural do Reino do Congo, foi traficada para o Brasil em meados do século XIX. Ao despertar nos dias de hoje, Muanza se depara com um Rio de Janeiro de tempos espiralados, onde figuras do passado e do presente são parte da busca por suas origens no território da cidade. Nesse entrelaçamento de tempos, o filme testemunha a vida que emerge dos espaços da cidade, os gestos de resistência frente à desterritorialização forçada e os afetos que sustentam as relações de irmandade.
Mais sobre a diretora
Julia De Simone (RJ, 1982) é diretora e produtora. Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF), é formada em ‘Documentário de Criação’ (Observatório de Cine, Barcelona). Sócia da Mirada Filmes, dedica-se à produção audiovisual desde 2003. Praia Formosa (Tiger Rotterdam, 2024) é seu primeiro longa de ficção, uma coprodução Brasil-Portugal, apoiada pelo Hubert Bals Fund e World Cinema Fund.
Sobre a Olhar Filmes
A Olhar Filmes nasceu do desejo de buscar a pluralidade de experiências, de visões de mundo e de mostrar a diversidade que existe no contexto em que vivemos.
Cada filme tem um universo próprio, repleto de cores, texturas, sorrisos, dilemas e cultura. O que move a Olhar é transpor as fronteiras que limitam os mundos ficcionais ou reais, levar os filmes a outros olhares, com realidades distintas, a fim de sensibilizar e provocar a reflexão. Com o propósito de promover filmes que dialogam com a contemporaneidade, entendemos que o momento é o de olharmos, também, para a multiplicidade de realidades e narrativas.
Comments