Com distribuição da Sato Company e estreia marcada para 16 de janeiro, longa é protagonizado por Sul Kyung-gu e pelo conhecido cantor Do Kyung-soo (D.O), do grupo KPOP - EXO
Apesar de ser um cenário comum nas ficções-científicas, a Lua é representada de maneira nova graças a tecnologia de ponta do cinema sul-coreano em THE MOON: SOBREVIVENTE, escrito e dirigido por Kim Yong-hwa, o mesmo cineasta da franquia de sucesso da Netflix, “Along with the Gods”. O novo longa chega aos cinemas brasileiros em 16 de janeiro com distribuição da Sato Company.
A trama se passa em 2029, quando uma nave é mandada para explorar a Lua e uma explosão solar mata toda a tripulação, deixando apenas um sobrevivente Hwang Sun-woo (interpretado pelo adorado cantor e ator Do Kyung-soo (D.O.), do grupo KPOP - EXO e de “Along with the Gods”, da Netflix. Anos antes, uma missão parecida acabou em tragédia, matando toda a tripulação. Agora, como Hwang sobreviveu, ele se torna o centro da atenção do mundo todo que torce por seu resgate.
Na Terra, uma equipe liderada por Kim Jae-gook (Sul Kyung-gu, de Memórias de um assassino) assume o comando para trazer o astronauta de volta. Para Kim, essa se torna uma missão pessoal, uma vez que ele assumiu como sua responsabilidade o desastre ocorrido no passado.
Kim Yong-hwa, que também assina o roteiro do longa, e, que tem um recorde em sua carreira de mais de 200 milhões de ingressos vendidos, volta sua câmera para a Lua trazendo um olhar inovador sobre o espaço sideral tão comum nos filmes do gênero.
“Eu queria criar um filme que não apenas demonstrasse excelência técnica, mas também trouxesse uma profundidade emocional e acredito que o cinema coreano cresceu o suficiente para se diferenciar de muitos outros filmes com temática espacial”, conta o diretor.
Nos últimos anos, com o lançamento de sondas de exploração lunar, como a Danuri, a Coreia do Sul tem se tornado uma potência espacial. “O que torna THE MOON: SOBREVIVENTE especial é que apresenta uma história que é realisticamente possível sob a proeza tecnológica do país”, aponta o diretor.
Um dos atores mais importantes do cinema sul-coreano, Sul Kyung-gu recebe elogios do diretor. “Sempre admirei o trabalho dele. E eu me pergunto como a Coreia do Sul pode ter um ator tão extraordinário.” Repetindo a parceria de Along with the Gods, com Do Kyung-soo, o cineasta destaca seu comportamento doce e o rosto intenso. “Pensei que através do personagem Hwang Sun-woo, poderíamos mostrar sua paixão e determinação ocultas, proporcionando uma nova impressão”
THE MOON: SOBREVIVENTE foi indicado em seis categorias no Grand Bell Awards, a principal premiação de cinema da Coreia do Sul, entre elas melhor ator (Do Kyung-soo) e fotografia. Já no Blue Dragon Awards, outra premiação importante do país, ganhou o troféu por suas qualidades técnicas.
“Ao construirmos cuidadosamente cada elemento, a qualidade geral aumenta da mesma forma. Seja uma peça de roupa ou um acessório, a intenção era criar objetos físicos reais e colaborar com os efeitos visuais. Quando você examina cada detalhe, não há nenhuma sensação de disparidade entre o filme e a realidade”, pontua o cineasta.
THE MOON: SOBREVIVENTE será lançado no Brasil pela Sato Company.
Sinopse
Um homem é deixado no espaço devido a um acidente, enquanto isso, na Terra, outro homem luta para trazê-lo de volta em segurança.
Ficha Técnica
Direção: Kim Yong-hwa
Roteiro: Kim Yong-hwa
Produção: Seo Ho-jin
Elenco: Sul Kyung-gu, Do Kyung-soo, Kim Hee-ae, Jo Han-chul, Park Byung-eun, Choi Byung-mo, Hong Seung-hee
Direção de Fotografia: Young-Ho Kim
Desenho de Produção: Hong Joo-Hee
Trilha Sonora: Jae-hak Lee
Montagem: Jeong Ji Eun
Gênero: ficção-científica, suspense
País: Coreia do Sul
Ano: 2023
Duração: 129 min.
Sobre a Sato Company
Fundada em 1985, a Sato Company é pioneira na distribuição e referência em Animes e Tokusatsu, tendo em seu portfólio conteúdos asiáticos de sucesso de público e crítica como Akira, Ghost in the Shell, National Kid, Ultraman, Jaspion, Jiraiya, dentre muitos outros. Sua constante inovação hoje se traduz na produção e distribuição para cinema, televisão, OTT (SVOD/TVOD/AVOD). Atua também como agregadora de conteúdo e no licenciamento de produtos. Em 2024 foi responsável por trazer ao Brasil os filmes vencedores do Oscar ‘Godzilla Minus One’ e ‘O Menino e a Garça’.
Comments