Sessão em homenagem à Fernanda Torres revisita uma das atuações mais emblemáticas da carreira da atriz. O filme de Arnaldo Jabor será seguido de debate com o crítico Luiz Zanin e a atriz Clara Carvalho, mediados por Carlos Augusto Calil
Com curadoria de Carlos Augusto Calil, o Programa Revisão Crítica do Cinema Brasileiro organiza sessões mensais na Cinemateca Brasileira, sempre acompanhadas de debates. O objetivo é promover a difusão de filmes com pouca circulação e/ou que foram restaurados pela instituição.
Em fevereiro, será realizada uma sessão especial em homenagem à Fernanda Torres. Atriz mais conhecida por seus papeis de comédia, recebe amplo reconhecimento, tanto no Brasil quanto no exterior por sua atuação no drama histórico Ainda estou aqui (Walter Salles, 2023). Além da recente conquista do Globo de Ouro de melhor atriz, a Fernandinha recebeu uma indicação ao Oscar® na mesma categoria.
Com uma carreira que transita pelo teatro, televisão, cinema e literatura, Fernanda Torres representa um raro exemplo de sucesso popular aliado à aclamação crítica.
Além de seu mais recente trabalho, outras atuações marcantes no cinema incluem Inocência (Walter Lima Jr., 1983), A marvada carne (André Klotzel, 1985) e Eu sei que vou te amar (Arnaldo Jabor, 1986). Por este último, Fernanda recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes aos 20 anos de idade. Sobre a vitória, que impulsionou sua carreira, escreveu em 2011: "Guardo o prêmio num cofre, raramente o vejo. Tenho orgulho de tê-lo, mas seu valor é secundário diante da convivência com pessoas do calibre, entre tantos, de Walter Lima Júnior, Arnaldo Jabor, Ruy Guerra, Anthony Hopkins, Gerald Thomas, Domingos Oliveira, Walter Salles, Daniela Thomas, Luiz Fernando Guimarães, Jorge Furtado e João Ubaldo Ribeiro."
Eu sei que vou te amar será exibido na sessão, oferecendo ao público a oportunidade de revisitar uma das atuações mais emblemáticas da carreira da atriz. O filme será seguido de um debate com Luiz Fernando Zanin, Clara Carvalho e mediação de Carlos Augusto Calil.
Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes da sessão.
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Horário de funcionamento
Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h
Salas de cinema: conforme a grade de programação.
Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados
Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)
Sala Oscarito (104 lugares)
Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão
REVISÃO CRÍTICA DO CINEMA BRASILEIRO: Sessão Fernanda Torres
Sexta-feira, 14 de fevereiro, na sala Grande Otelo
20h – EU SEI QUE VOU TE AMAR
Direção: Arnaldo Jabor
Brasil (RJ), 1985, 105 min, 18 anos
Elenco: Fernanda Torres, Thales Pan Chacon, Paulo Henrique Souto
Sinopse: Um jovem casal, que se conheceu na juventude e teve um filho, separa-se após dois anos juntos. Três meses depois, eles decidem se reencontrar e, ao longo de uma longa noite que se estende até o amanhecer, mergulham em uma conversa profunda. Por meio de risos, lágrimas e lembranças, eles revisitam os momentos mais marcantes de sua história.
Sessão seguida de debate com acessibilidade em Libras e transmissão pelo canal da Cinemateca Brasileira no YouTube
Luiz Fernando Zanin Oricchio é jornalista, psicanalista e crítico de cinema. Estudou Psicologia e Filosofia na USP. Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo. Escreve para O Estado de S. Paulo desde 1990. É crítico de cinema do jornal e escreve, de forma esporádica, sobre outros temas. Mantém blogs no Portal do Estadão (de Cultura e Futebol) e também blogs independentes.
Clara Carvalho é atriz, integrante do Núcleo Artístico do Grupo TAPA desde 1987. Recebeu prêmios como Shell, APCA, Qualidade Brasil e Mambembe. Nos palcos atuou em mais de 15 espetáculos, entre eles: “O Anti-Nelson Rodrigues”, “Preto no Branco”, “Retratos Falantes”, “A Graça da Vida”, “Órfãos de Jânio”, “Frankensteins”, “Major Bárbara”, “Vestido de Noiva” e “Melanie Klein”. No cinema atuou em “A Visita”, “1×1”, “O Maior Amor do Mundo” e “Quanto Vale ou É Por Quilo?”. Atuou também na 2ª temporada da série “Psi” e “O Negócio”, além da “O Adversário” da HBO e “9mm” – São Paulo” da FOX. Participou também de “Descolados” – MTV e “O Homem da Sua Vida” – HBO. Com formação em Letras e Literatura Brasileira/Francesa, pela PUC-RJ, também trabalha como tradutora.
Carlos Augusto Calil é professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA/USP. Cineasta, ensaísta, editor de mais de 30 livros sobre cinema, fotografia, teatro, história e literatura. Foi Secretário Municipal de Cultura de São Paulo e dirigiu instituições como a Embrafilme, Cinemateca Brasileira e Centro Cultural São Paulo. Atualmente, preside o Conselho de Administração da Sociedade Amigos da Cinemateca. É idealizador e curador do programa Revisão Crítica do Cinema Brasileiro na Cinemateca Brasileira.
CINEMATECA BRASILEIRA
A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social.
O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.
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