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“Ritas”, documentário com última entrevista inédita de Rita Lee, ganha trailer

Após lotar salas no festival É Tudo Verdade, longa estreia exclusivamente nos cinemas no dia 22 de maio, Dia de Rita Lee


Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

“Ritas”, filme que celebra a vida e obra de Rita Lee acaba de divulgar seu primeiro trailer. O material oferece ao público um primeiro vislumbre da narrativa irreverente, que traz a última entrevista inédita da cantora, cenas gravadas pela própria Rita na intimidade de seu cotidiano, e uma rica pesquisa de acervos. Dirigido por Oswaldo Santana, e codirigido por Karen Harley, o documentário lotou salas em São Paulo e no Rio de Janeiro durante o festival É Tudo Verdade, e estreia exclusivamente nos cinemas no dia 22 de maio, data escolhida pela artista como seu “novo aniversário” (a cantora nasceu em 31 de dezembro de 1947), e instituída oficialmente como “Dia de Rita Lee” na capital paulista.

“Sem dúvida, um dos méritos do filme é a entrega e a condução da própria Rita. Poder contar com isso foi o norte desse filme, e acompanhar, pelo olhar dela, a intimidade no seu refúgio; o dia a dia com os pets; escutá-la relembrando passagens e filosofias de vida, é a forma mais verdadeira, direta e amorosa que poderíamos contar essa história”, afirma o diretor Oswaldo Santana.


“Ritas” é uma produção Biônica Filmes em coprodução com 7800 Productions e Claro, com apoio Globo Filmes e DOT Cine. Realização Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo. Codistribuição Biônica Filmes e Paris Filmes.

FICHA TÉCNICA

Direção: Oswaldo Santana

Codireção: Karen Harley

Roteiro: Oswaldo Santana, Karen Harley, Fernando Fraiha

Pesquisa: Antônio Venâncio e Eloá Chouzal

Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha, Karen Castanho

Montagem: Oswaldo Santana, AMC

 

Fotografia: Janice d’Avila

Arte: Ricardo H Fernandes

Animação: Gabriel Bitar

Desenho de Som: Fernando Henna, Henrique Chiurciu

Estúdio de Som: Confraria de Sons & Charutos

Mixagem: Daniel Turini, Fernando Henna

Colorista: José Francisco Neto, ABC

Coordenação de Pós-Produção: Beto Bassi

Estúdio de Imagem: DOT Cine

Produção Executiva: Anatalia Lyro, Beatriz Modenese e Isa Colombo

Produtor Associado: João Macedo

Produção de Distribuição: Barbara Sturm

Distribuição: Biônica Filmes e codistribuição Paris Filmes

 

SINOPSE

É no processo de “arqueologia pessoal”, que se apresenta através das brechas da vida, que a cantora Rita Lee mostra o que todos veem, de uma maneira que ninguém jamais viu: Rita poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa. A vida pessoal de Rita e seu processo criativo são desvendados, revelando, assim, seu talento musical e sua capacidade de metamorfose no palco. A própria Rita guia a narrativa em entrevistas concedidas durante toda a sua carreira e depoimentos recentes e inéditos.

Oswaldo Santana | Diretor

Em sua primeira direção de longa metragem, Oswaldo Santana trabalha em diversas plataformas audiovisuais, com destaque para trabalhos de montagens de ficção, documentários e séries. Trabalhou como editor para os principais diretores de São Paulo, assinando a montagem de projetos como: “Tropicália”, “Bruna Surfistinha”, “Trinta”, “Natimorto”, “Ginga”, “PSI” (HBO), “Spectros” (Netflix), “Santo Maldito” (Disney+) e “Turma da Mônica - A Série” (Globoplay).

Karen Harley | Codiretora

Karen Harley iniciou sua carreira dirigindo curtas-metragens e trabalhou como montadora para diretores como Carlos Diegues, Fábio Barreto, João Jardim e Walter Carvalho.  Foi montadora de grandes sucessos de crítica, como “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert, “Big Jato”, de Cláudio Assis, “Zama”, de Lucrecia Martel, e “Cinema, Aspirinas e Urubus”, dirigido por Marcelo Gomes. Seu primeiro longa-metragem como diretora, “Lixo Extraordinário”, co-dirigido com João Jardim e Lucy Walker, teve sua estreia mundial no Festival de Sundance, onde venceu o Prêmio do Público de Melhor Documentário Internacional.

Biônica Filmes | Produtora

Criada por Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho, produziu a série para a HBO “PSI”, indicada ao Emmy Awards 2015 (Melhor Série Dramática), e os longas “Os Homens São De Marte… E é Pra Lá Que Eu Vou!” (2014), de Marcus Baldini, visto por mais de 1,8 milhões de espectadores e ganhador do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2015 (Melhor Comédia); “Reza a Lenda” (2016), de Homero Olivetto, ganhador do Prêmio Especial do Júri no Tallin Black Nights 2016; e “TOC – Transtornada, Obsessiva, Compulsiva” (2017), de Paulinho Caruso e Teo Poppovic, selecionado para o SXSW 2018. Em 2017, a Biônica foi coprodutora do documentário “Divinas Divas”, de Leandra Leal, vencedor do Prêmio do Público – Global no SXSW, e “La Vingança”, de Fernando Fraiha, coprodução Brasil/Argentina, vencedora do prêmio de Diretor Estreante do Brooklyn Film Festival. Em 2018, a produtora lançou “Uma Quase Dupla”, estrelada por Tatá Werneck e Cauã Reymond, que foi vista por mais de 600 mil pessoas nos cinemas. Em 2019, lançou o primeiro live-action baseado nas histórias da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, “Turma da Mônica – Laços”, dirigido por Daniel Rezende e que levou mais de 2 milhões de pessoas aos cinemas. Em 2021, lançou “Outubro”, de Maria Ribeiro, documentário sobre a eleição presidencial de 2018; e “Turma da Mônica – Lições”, maior bilheteria de filme nacional do ano de 2021. Em 2022, lançou a “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky, uma coprodução Brasil/Portugal sobre o retorno de Dom Pedro I a Portugal; a produção internacional Brasil/Argentina: “Bem-Vinda, Violeta!”, dirigida por Fernando Fraiha, baseada no livro “Cordilheira”, de Daniel Galera; “Meu Álbum de Amores”, de Rafael Gomes, comédia romântica musical com trilha-sonora assinada por Arnaldo Antunes; a série “Turma da Mônica - A Série”, no Globoplay e “Franjinha e Milena em Busca da Ciência”, para a HBO Max. Também assinou a produção do longa “Pedágio”, dirigido por Carolina Markowicz, que foi selecionado para o Festival de Cinema de San Sebastian.

 

Claro l Coprodutora

 

A participação na co-produção do filme 'Ritas' está em linha com a estratégia da Claro em apoiar o cinema nacional. Além de eventos e incentivos, a operadora ainda atua como co-produtora e colabora com produções locais e internacionais, apoiando filmes que buscam alcançar uma audiência maior no Brasil e em outros países da América Latina. Ao todo, já são cerca de 40 produções co-produzidas pela Claro, que incluem filmes premiados.

 

Globo Filmes | Apoio

Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como 'Minha Irmã e Eu' e ‘Os Farofeiros 2’, duas das maiores bilheterias nacionais pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e 'Bacurau', que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.

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